O Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento(NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou suas atividades em 1987 com o curso de Mestrado Acadêmico em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento. O curso de Doutorado passou a ser oferecido a partir do ano 2000.

Reconhecido pela CAPES, nos termos da Portaria Nº 84, de 22/12/94, e pelo Ministério da Educação e do Desporto, nos termos da Portaria Nº 694, de 13/06/95, o Programa, na última avaliação da CAPES, relativa ao triênio 2010-2012, obteve a nota 5 e atualmente é nota 6.

É constituído a partir de duas Áreas de Concentração: Psicologia Experimental e Ecoetologia; e de quatro linhas de pesquisa. A área de Psicologia Experimental é formada pelas seguintes linhas:  Análise Experimental do Comportamento: Bases Experimentais e Histórico-Conceituais; e Desenvolvimento de Tecnologia Comportamental.

Já a área de Ecoetologia é estruturada a partir das seguintes linhas: Ecologia do Desenvolvimento Humano; e Etologia e Comportamento Animal.

O objetivo é formar pesquisadores nos níveis de mestrado e doutorado. Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de demonstrar domínio conceitual e metodológico no estudo do comportamento; orientar e realizar pesquisas na área de atuação; e adaptar e desenvolver tecnologias comportamentais relevantes para a solução de problemas regionais.

Atualmente são 13 professores permanentes e uma professora colaboradora no Programa, com projetos de pesquisa ligados às Áreas de Concentração. As pesquisas coordenadas pelos docentes orientadores são financiadas por órgãos de fomento como CNPq, CAPES, FINEP e UFPA.

Além dos recursos captados pelos projetos de pesquisas, o PPGTPC recebe da CAPES e do CNPq, cotas de bolsas de mestrado e doutorado, às quais os alunos podem candidatar-se. No entanto, o atendimento à solicitação está condicionado a disponibilidade de bolsas.