Doutorado

 

1. Disciplinas obrigatórias (4 créditos, 60 horas)

 

Área de concentração: Psicologia Experimental

 

Estudos Avançados em Análise do Comportamento (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Desenvolvimento conceitual e problemas de pesquisa recorrentes na literatura recente da análise do comportamento. Interação conceitual e metodológica da análise do comportamento com as neurociências. O pragmatismo, os cognitivismos, a auto-organização e a análise do comportamento. Análises comparativas. A análise do comportamento e a sociedade do futuro.

 

Área de concentração: Ecoetologia

 

Estudos Avançados de Ecoetologia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Desdobramentos das abordagens etológicas e sociobiológicas e a emergência da Psicologia Evolucionária. Perspectivas contemporâneas de integração das ciências comportamentais. Modelos explicativos das interações organismo/ambiente.

 

2. Disciplinas obrigatórias para as duas áreas de concentração

 

Formação em Orientação I (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Acompanhar a execução de uma Pesquisa Supervisionada de um aluno de Mestrado.

 

Formação em Orientação II (1 crédito, 30 horas)

Ementa: Elaborar um parecer técnico de um projeto de pesquisa de dissertação, a ser apresentado oralmente na sessão do Exame de Qualificação de Mestrado, após arguição da Banca Examinadora.

 

Formação em Orientação III (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Redação e submissão de pelo menos um artigo derivado da Tese para periódico indexado e com corpo editorial, na condição de autor principal.

 

Prática de Ensino (5 créditos, 150 horas)

Ementa: A disciplina Prática de Ensino tem como objetivo geral oferecer oportunidade para que o aluno de Pós-Graduação exerça, sob supervisão, as atividades relacionadas ao ensino de uma disciplina em nível de graduação. Especificamente, ao final da disciplina Prática de Ensino, o aluno deverá ser capaz de: 1) Planejar uma disciplina de graduação, descrevendo sua ementa, os seus objetivos, o seu conteúdo programático; a bibliografia, o método de ensino; e a forma de avaliação; 2) Executar o planejamento da disciplina em sala de aula; e, 3) Elaborar um relatório descrevendo as atividades descritas nos objetivos 1 e 2.

 

Pesquisa Avançada I (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Atividade de pesquisa sob orientação. Elaboração de relatório compreendendo as atividades desenvolvidas no primeiro semestre, a contar do mês de ingresso.

 

Pesquisa Avançada II (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Trabalho de pesquisa sobre orientação. Elaboração de relatório. Referente ao segundo semestre do discente no Programa.

 

Pesquisa Avançada III (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Atividade de pesquisa sob orientação. Elaboração do Projete de Tese. Corresponde ao terceiro semestre, contado a partir do ingresso do aluno no Programa.

 

Pesquisa Avançada IV (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Atividade de pesquisa sob orientação. Continuação da elaboração do Projeto de Tese. Termina com a defesa do projeto em Exame de Qualificação. Corresponde ao quarto semestre, contado a partir do ingresso do aluno no Programa.

 

Pesquisa Avançada V (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Coleta e Tratamento dos dados. Corresponde ao quinto semestre, contado a partir do ingresso do aluno no Programa.

 

Pesquisa Avançada VI (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Coleta e Tratamento dos dados. Corresponde ao sexto semestre, contado a partir do ingresso do aluno no Programa.

 

Pesquisa Avançada VII (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Coleta e Tratamento dos dados. Corresponde ao sétimo semestre, contado a partir do ingresso do aluno no Programa.

 

Pesquisa Avançada VIII (20 créditos, 600 horas)

Ementa: Conclusão da Tese. Termina com a defesa da Tese. Corresponde ao oitavo semestre, contado a partir do ingresso do aluno no Programa.

 

Mestrado

 

1. Disciplinas obrigatórias (6 créditos, 90 horas)

 

Área de concentração: Psicologia Experimental

 

Fundamentos da Análise Experimental do Comportamento (3 créditos, 45 horas)

Ementa: A definição de comportamento. A seleção do comportamento pelas consequências. Controle de estímulos. Esquemas de reforçamento. Contingências sociais. Comportamento humano complexo.

 

Metodologia da Análise Experimental do Comportamento (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Técnicas e procedimentos utilizados na pesquisa do comportamento. O planejamento experimental: controle experimental e estatístico na análise experimental do comportamento. A metodologia do sujeito como seu próprio controle. A importância científica dos dados experimentais: replicação direta e sistemática. Variabilidade experimental e critérios de estabilidade.

 

Área de concentração: Etologia

 

Fundamentos de Etologia (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Fundamentos históricos da Etologia. As quatro causas em Etologia. Abordagem funcional e proximal do comportamento. Ontogênese do comportamento. Fundamentos da sociabilidade.

 

Metodologia da Etologia (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Noções básicas de Biologia da Conservação. Ecologia, Etologia, sociobiologia e metodologias de campo. Planejamento da pesquisa: definição de problemas e hipóteses; o desenho da pesquisa na teoria e na prática; análise de dados, estatísticas descritivas, exame de hipóteses e apresentação de resultados.

 

2. Disciplinas obrigatórias para as duas áreas de concentração

 

Pesquisa Supervisionada I (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Atividade de pesquisa sob orientação. Elaboração de relatório. Disciplina correspondente ao primeiro semestre, contado a partir da data de ingresso do aluno no programa.

 

Pesquisa Supervisionada II (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Elaboração de Projeto de Dissertação. Termina com a defesa do Projeto em Exame de Qualificação. Corresponde ao segundo semestre, contado a partir do ingresso do aluno no programa.

 

Pesquisa Supervisionada III (10 créditos, 300 horas)

Ementa: Coleta e Tratamento de Dados da Dissertação. Corresponde ao terceiro semestre, contado a partir do ingresso do aluno no programa.

 

Pesquisa Supervisionada IV (20 créditos, 600 horas)

Ementa: Execução do Projeto de Dissertação. Termina com a defesa da Dissertação. Corresponde ao quarto semestre, contado a partir do ingresso do aluno no programa.

 

Prática de Ensino (4 créditos, 120 horas)

Ementa: A disciplina Prática de Ensino tem como objetivo geral oferecer oportunidade para que o aluno de Pós-Graduação exerça, sob supervisão, as atividades relacionadas ao ensino de uma disciplina em nível de graduação. Especificamente, ao final da disciplina Prática de Ensino, o aluno deverá ser capaz de: 1) Planejar uma disciplina de graduação, descrevendo sua ementa, os seus objetivos, o seu conteúdo programático; a bibliografia, o método de ensino; e a forma de avaliação; 2) Executar o planejamento da disciplina em sala de aula; e, 3) Elaborar um relatório descrevendo as atividades descritas nos objetivos 1 e 2.

 

Disciplinas eletivas (mestrado e doutorado)

 

Aprendizagem e Emergência de Relações Verbais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Análise do comportamento na formação de classes de estímulos equivalentes e de classes ordinais. Estudos experimentais na produção de sequências comportamentais: a emergência de relações verbais, numéricas e ordinais.

 

Comportamento Verbal (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Análise funcional do comportamento verbal. Operantes verbais básicos. Processos autoclíticos. Controle múltiplo e produção do comportamento verbal.

 

Comunicação Sonora (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Princípios gerais da comunicação animal, com embasamento teórico na teoria da informação. Produção, transmissão e recepção de sinais de comunicação sonora. Aspectos biológicos da bioacústica e sua relação com a etologia, fisiologia, neurociências e ecologia. Evolução e ontogenia da comunicação sonora. Princípios e métodos de registro de sons da natureza e noções dos principais programas de computador para análise sonora.

 

Elaboração de Artigos Científicos (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Introdução às bases para elaboração de artigos científicos; ferramentas de busca; planejamento e redação de artigos; submissão, revisão e avaliação de artigos científicos.

 

Equivalência de Estímulos (3 créditos, 45 horas)

Ementa: A formação de classes de estímulos equivalentes e suas variáveis de controle. A complexidade e superseletividade de estímulos (controle restrito). Efeitos interativos do arranjo de treino, nodalidade e topografia de respostas. Análise das relações de controle de estímulos: relação modelo-comparação correto (controle por seleção) e modelo-comparação incorreto (controle por rejeição). A leitura como relações de equivalência.

 

Interação Social e Desenvolvimento (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Abordagem etológica. Os conceitos de social, interação, relação e grupo. Natureza e função das adaptações do recém-nascido para a vida social. Teoria sobre apego. Relações de amizade entre crianças.

 

Interação Social e Desenvolvimento II (3 créditos, 75 horas)

Ementa: Delimitação de um problema de pesquisa com base nos temas trabalhados em Interação Social e Desenvolvimento I. Coletar, analisar e apresentar resultados do estudo piloto.

 

Métodos Quantitativos Paramétricos na Pesquisa do Comportamento (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Fundamentos da inferência estatística e a aplicação de testes de significância. (1) Perspectiva histórica; (2) Classes de variáveis, escalas e os delineamentos principais da pesquisa experimental e não experimental; (3) Estatística descritiva; o escore Z e áreas de curva gaussiana; (4) Testes de significância e as bases de inferência; (5) Correlação e regressão; 6) A distribuição t de Student; (7) A distribuição F e análise de variância; (8) O uso de pacotes estatísticos para PCs.

 

Tópicos Avançados em Controle de Estímulos (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Formação de classes de estímulos equivalentes e ordinais; teoria da coerência de topografias de controle de estímulos; variáveis de procedimentos para o ensino de leitura, escrita e matemática; controle de estímulos na produção de sequências comportamentais e comportamento simbólico.

 

Tópicos Seletos em Ecoetologia (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Tecnologia de transcrição e análise de vídeos; delimitação de categorias de registro e de análise; gerenciamento de base de dados audiovisuais de projetos; mapeamento de dados concomitantes, análise qualitativa e quantitativa de dados observacionais.