Cooperações

Internacional

Tipo: Cooperação de Pesquisa

Descrição da atividade:
O Laboratório de Comportamento Social e Seleção Cultural (LCSSC), coordenado por Emmanuel Zagury Tourinho, mantém colaboração com o grupo de pesquisa de Sigrid Glenn (University of North Texas), desenvolvendo atividades em eventos internacionais, estágios sanduíche, elaboração e avaliação de projetos e publicações.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Contingências entrelaçadas, macrocontingências e metacontingências: análise do comportamento humano no mundo moderno.

Duração da Atividade:
Início em 2011 (em andamento).

Instituições Envolvidas:
UFPA, PUC-SP e University of North Texas.

Número de docentes e discentes envolvidos:
Três docentes, todos os discentes do LCSSC.

 


Tipo: Cooperação de Pesquisa

Descrição da atividade:
A proposta é investir em estudos transculturais relacionados à influência das metas de socialização parental no desenvolvimento prossocial da criança em contextos eco socioculturais diversos.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:
A influência das metas de socialização dos cuidadores e suas práticas no desenvolvimento do comportamento prossocial na infância: um estudo transcultural.

Duração da Atividade:
Início em 2013 (em andamento).

Instituições Envolvidas:
UFPA/LED e Niedersächsisches Institut für frühkindliche Bildung und Entwicklung (NIFBE)/Alemanha.

Número de docentes e discentes envolvidos:
Três docentes do PPGTPC e um discente (NIFBE - Moritz Köster), estudante de Ciência Cognitiva e Psicologia da Unidade de Pesquisa em Desenvolvimento, Aprendizagem e Cultura, da mesma instituição, sediada em Osnabrück, na Alemanha.

  


Tipo: Cooperação de Pesquisa

Descrição da atividade:
O Laboratório de Neurociências e Comportamento (LNCC), coordenado por Amauri Gouveia Jr., vem colaborando com Angelo Bisazza, da Universidade de Padova, Itália, na investigação de percepção de quantidade em peixes por meio de tecnologias operantes.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Aspectos modulatórios da ansiedade e depressão: modelos animais e humanos.

Duração da Atividade:
Início em 2014 (em andamento).

Instituições Envolvidas:
PPGTPC e Universidade de Padova (Itália).

Número de docentes e discentes envolvidos:
Um docente, todos os discentes do LNCC.


Tipo: Cooperação de Pesquisa

Descrição da Atividade:
O Laboratório de Neurociências e Comportamento (LNCC), coordenado por Amauri Gouveia Jr., iniciou intercâmbio de pesquisa com Kazuchika Manabe, da Universidade de Nihon, no Japão. Kazuchika Manabe esteve no programa por uma semana no fim de agosto, objetivando conhecer as instalações para iniciar estudo sobre impulsividade no Zebrafish. Foi submetido ao CNPq solicitação de bolsa PVE para o docente.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Aspectos modulatórios da ansiedade e depressão: modelos animais e humanos.

Duração da Atividade:
Agosto de 2014 (em andamento).

Instituições Envolvidas:
PPGTPC e Universidade de Nihon, Japão.

Número de docentes e discentes envolvidos:
Um docente, todos os discentes do LNCC.

 


Tipo: Cooperação de Pesquisa

Descrição da Atividade:
O Laboratório de Neurociências e Comportamento (LNCC), coordenado por Amauri Gouveia Jr., desenvolve colaborações em pesquisas modelos animais de ansiedade e depressão com Rui Felipe Paes de Oliveira - Instituto de Psicologia Aplicada - ISPA - Portugal.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Aspectos modulatórios da ansiedade e depressão: modelos animais e humanos.

Duração da Atividade:
Início em 2012 (em andamento).

Instituições Envolvidas:
PPGTPC e Instituto de Psicologia aplicada - ISPA - Portugal.

Número de docentes e discentes envolvidos:
Um docente, todos os discentes do LNCC.

 

Nacional

Tipo: Cooperação de Pesquisa

Descrição da Atividade:
Intercâmbio entre o Laboratório de Processos comportamentais complexos: contingências aversivas e ontogênese da criatividade (LPCC) do PPGTPC, coordenado por Marcus Bentes, com Laboratório de Análise Biocomportamental, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Contingências aversivas e comportamento criativo: processos comportamentais básicos e complexos.

Duração da Atividade:
A partir de 2010 (em andamento).

Instituições Envolvidas:
UFPA e USP.

Número de docentes e discentes envolvidos:
Dois docentes (UFPA e USP), todos os discentes ligados aos professores.

 


Tipo: Atendimento e Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (APRENDE)

Descrição da Atividade:
Programa de ensino, pesquisa e extensão voltada para (1) o atendimento a crianças com desenvolvimento atrasado, em especial as diagnosticadas com autismo; (2) para a pesquisa aplicada sobre variáveis relativas a procedimentos de intervenção; (3) para a pesquisa básica sobre ensino de repertório discriminativo; e (4) para a formação, nos diferentes níveis (graduação, mestrado e doutorado), de profissionais com experiência em pesquisa e atendimento a crianças com o desenvolvimento atrasado. O APRENDE desenvolve suas atividades em colaboração com diversos pesquisadores integrantes do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).

Projeto de pesquisa a que se vincula:
APRENDE – Atendimento e Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento.

Duração da Atividade:
A partir de 2012 (em andamento).

Instituições Envolvidas:
UFPA/PPGTPC, Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - UFPA e pesquisadores integrantes do INCT-ECCE.

Docentes e discentes envolvidos:
Três docentes, 10 discentes na UFPA e um número variável de docentes e discentes no INCT-ECCE.

 


Tipo: Cooperação de Pesquisa

Descrição da Atividade:
Desenvolvimento conjunto de pesquisa. Atuação com o grupo de pesquisa da ANPEPP- Integração Pais-Bebê/Criança, no projeto: Crenças e Metas Parentais de Socialização das Emoções em Crianças. A proposta é comparar crenças e metas parentais de socialização das emoções em dois contextos socioculturais distintos (Rio de Janeiro-RJ e Apeú-PA).

Projeto de Pesquisa a que se vincula:
A influência das metas de socialização dos cuidadores e suas práticas no desenvolvimento do comportamento prossocial na infância: um estudo transcultural.

Duração da atividade:
Iniciada em 2013 (em andamento).

Instituições Envolvidas:
UFPA/LED e UFRJ.

Docentes e discentes envolvidos:
Três docentes (um do LED e dois da UFRJ) e quatro discentes.

 


Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da Atividade:
Análise Aplicada do Comportamento e tecnologias assistivas para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo (financiamento - PGPTA - Capes/SDH/MCTI). A presente proposta busca integrar os esforços que vêm sendo desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unesp-Bauru) e Psicologia (UFSCar) na realização de projetos de pesquisas translacionais e tecnológicas e na formação de recursos humanos qualificados que impactem positivamente na implementação dos princípios da Análise Comportamental Aplicada nas intervenções para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo no Brasil. Serão desenvolvidos quatro Subprojetos que buscam: 1- Desenvolver e aplicar um conjunto articulado de instrumentos e técnicas eficientes para treinar pais, professores, acompanhantes e outros profissionais quanto às habilidades fundamentais para aplicar programas de ensino analítico-comportamentais a crianças diagnosticadas com autismo; 2- Desenvolver procedimentos informatizados e avaliar os pré-requisitos de leitura para construção de palavras e sentenças em alunos diagnosticados com autismo; consolidar os procedimentos de ensino usados pelo grupo de pesquisa que produzam poucos ou nenhum erro, tornando-os mais eficientes e econômicos, gerando uma tecnologia de ensino informatizada que possibilite a generalização para situações próximas do aluno em sala de aula; 3- Estabelecer repertório verbal receptivo e expressivo por instrução por exemplares múltiplos a crianças com deficiência auditiva pré-lingual e implante coclear com atrasos na linguagem considerando avaliação prévia do ouvir baseado em seleção e de respostas vocais ecóicas e de nomeação de objetos/propriedades/eventos; e 4- Desenvolver e validar instrumentos que possibilitem o rastreamento precoce de riscos para dificuldades e transtornos em aprendizagem da matemática; identificar o papel da contagem e da enumeração visual na aquisição de habilidades pré-matemáticas; elaborar currículo funcional que envolva estratégias de auxílio a indivíduos com limitação cognitiva e de comunicação. Como resultado direto do desenvolvimento desses subprojetos serão formados seis Mestres e quatro Doutores capacitados para atuar na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Análise Aplicada do Comportamento e tecnologias assistivas para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.

Instituições Envolvidas:
Programas de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Universidade Federal do Pará), Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Universidade Estadual Paulista -Bauru) e Psicologia (Universidade Federal de São Carlos).

Duração da Atividade:
Início em Dezembro de 2014 (em andamento).

Docentes e discentes envolvidos:
Quatro docentes da UFPA, um da UNESP, três da UFSCar, nove discentes da UFPA, dois da UNESP e quatro da UFSCar.

 


Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da Atividade:
Avaliação de impactos da indução de uma rede virtual de apoio e aprendizagem a indivíduos com deficiência e seus familiares. As deficiências neuropsicomotoras, como a paralisia cerebral e espinha bífida, acarretam limitações não apenas para as pessoas acometidas, mas também para seus familiares. As particularidades da pessoa com deficiência incidem sobre o sistema familiar, podendo influenciar, por exemplo, na rede de suporte, nas expectativas de futuro, na resiliência, no stress e nas relações coparentais. Apesar dos avanços tecnológicos recentes, as ferramentas virtuais para esse público-alvo pouco têm sido usadas no Brasil. O uso de fóruns como instrumento gerador de empoderamento tem sido uma prática em países, como na Alemanha. Experiências internacionais tem revelado que fóruns virtuais proporcionam ganhos individuais e contextuais, uma vez que facilitam o acesso à informação, a troca de experiências, o empoderamento e a participação social. Neste sentido, faz-se necessário no Brasil identificar e desenvolver novas tecnologias, que possam auxiliar na capacitação e no apoio a esses indivíduos e seus contextos. Este projeto se propõe gerar e avaliar os impactos da indução de uma rede virtual de apoio e aprendizagem para indivíduos com deficiência e seus familiares. Inicialmente, serão feitas medições pré-forum nas variáveis Parentalidade, Coparentalidade, Resiliência, Estresse Percebido, Rede de suporte, Rede Total e Rede pessoal. Haverá uma fase de intervenção por meio do desenvolvimento, capacitação, acompanhamento e avaliação de um fórum virtual. Por fim, as mesmas variáveis da fase inicial serão retestadas para verificar o impacto da indução da rede virtual de apoio e aprendizagem nos usuários. Para execução deste empreendimento estão envolvidas três equipes (UFPa, UFMG, USP-RP) com domínios teóricos e de métodos convergentes o que confere um caráter multidisciplinar ao projeto. Pretende-se, ao final, construir um panorama que permita visualizar a interferência da participação no fórum virtual sobre diferentes variáveis da pessoa com paralisia cerebral ou espinha bífida e suas respectivas famílias. Nestes termos, os efeitos da intervenção serão analisados com vistas a gerar conhecimento prático e operacional, expresso na forma de tecnologias de apoio às pessoas com deficiência e seus grupos familiares. Por fim, além dos dados empíricos que serão obtidos, acredita-se que ao final, este projeto possibilitará a construção de um produto inovador, um fórum virtual para pessoas com espinha bífida/paralisia cerebral e seus familiares, que ficará disponível para uso dos interessados contribuindo para qualidade de vida dessa população.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Avaliação de impactos da indução de uma rede virtual de apoio e aprendizagem a indivíduos com deficiência e seus familiares

Instituições Envolvidas:
Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Universidade Federal do Pará), Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental (USP- Ribeirão Preto), Programa de Pós Graduação em Demografia (UFMG), Programa de Pós Graduação em Sociologia (UFMG).

Duração da atividade:
Início em Dezembro de 2014 (em andamento).

Docentes e discentes envolvidos:
Dois docentes da UFPA; um da USP-Ribeirão Preto e dois da UFMG, quatro discentes do quadro da UFPA, quatro da USP e três da UFMG.