Doutorado
1. Disciplinas obrigatórias (4 créditos, 60 horas)
Área de concentração: Psicologia Experimental
Estudos Avançados em Análise do Comportamento (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Desenvolvimento conceitual e problemas de pesquisa recorrentes na literatura recente da análise do comportamento. Interação conceitual e metodológica da análise do comportamento com as neurociências. O pragmatismo, os cognitivismos, a auto-organização e a análise do comportamento. Análises comparativas. A análise do comportamento e a sociedade do futuro.
Área de concentração: Ecoetologia
Estudos Avançados de Ecoetologia (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Desdobramentos das abordagens etológicas e sociobiológicas e a emergência da Psicologia Evolucionária. Perspectivas contemporâneas de integração das ciências comportamentais. Modelos explicativos das interações organismo/ambiente.
2. Disciplinas obrigatórias para as duas áreas de concentração
Formação em Orientação I (10 créditos, 300 horas)
Ementa: Acompanhar a execução de uma Pesquisa Supervisionada de um aluno de Mestrado.
Formação em Orientação II (1 crédito, 30 horas)
Ementa: Elaborar um parecer técnico de um projeto de pesquisa de dissertação, a ser apresentado oralmente na sessão do Exame de Qualificação de Mestrado, após arguição da Banca Examinadora.
Formação em Orientação III (10 créditos, 300 horas)
Ementa: Redação e submissão de pelo menos um artigo derivado da Tese para periódico indexado e com corpo editorial, na condição de autor principal.
Prática de Ensino (5 créditos, 150 horas)
Ementa: A disciplina Prática de Ensino tem como objetivo geral oferecer oportunidade para que o aluno de Pós-Graduação exerça, sob supervisão, as atividades relacionadas ao ensino de uma disciplina em nível de graduação. Especificamente, ao final da disciplina Prática de Ensino, o aluno deverá ser capaz de: 1) Planejar uma disciplina de graduação, descrevendo sua ementa, os seus objetivos, o seu conteúdo programático; a bibliografia, o método de ensino; e a forma de avaliação; 2) Executar o planejamento da disciplina em sala de aula; e, 3) Elaborar um relatório descrevendo as atividades descritas nos objetivos 1 e 2.
Pesquisa Avançada I (10 créditos, 300 horas)
Ementa: Atividade de pesquisa sob orientação. Elaboração de relatório compreendendo as atividades desenvolvidas no primeiro semestre, a contar do mês de ingresso.
Pesquisa Avançada II (10 créditos, 300 horas)
Ementa: Trabalho de pesquisa sobre orientação. Elaboração de relatório. Referente ao segundo semestre do discente no Programa.
Pesquisa Avançada III (10 créditos, 300 horas)
Pesquisa Avançada IV (10 créditos, 300 horas)
Ementa: Atividade de pesquisa sob orientação. Continuação da elaboração do Projeto de Tese. Termina com a defesa do projeto em Exame de Qualificação. Corresponde ao quarto semestre, contado a partir do ingresso do aluno no Programa.
Pesquisa Avançada V (10 créditos, 300 horas)
Ementa: Coleta e Tratamento dos dados. Corresponde ao quinto semestre, contado a partir do ingresso do aluno no Programa.
Pesquisa Avançada VI (10 créditos, 300 horas)
Ementa: Coleta e Tratamento dos dados. Corresponde ao sexto semestre, contado a partir do ingresso do aluno no Programa.
Pesquisa Avançada VII (10 créditos, 300 horas)
Ementa: Coleta e Tratamento dos dados. Corresponde ao sétimo semestre, contado a partir do ingresso do aluno no Programa.
Pesquisa Avançada VIII (20 créditos, 600 horas)
Ementa: Conclusão da Tese. Termina com a defesa da Tese. Corresponde ao oitavo semestre, contado a partir do ingresso do aluno no Programa.
Mestrado
1. Disciplinas obrigatórias (6 créditos, 90 horas)
Área de concentração: Psicologia Experimental
Fundamentos da Análise Experimental do Comportamento (3 créditos, 45 horas)
Ementa: A definição de comportamento. A seleção do comportamento pelas consequências. Controle de estímulos. Esquemas de reforçamento. Contingências sociais. Comportamento humano complexo.
Metodologia da Análise Experimental do Comportamento (3 créditos, 45 horas)
Ementa: Técnicas e procedimentos utilizados na pesquisa do comportamento. O planejamento experimental: controle experimental e estatístico na análise experimental do comportamento. A metodologia do sujeito como seu próprio controle. A importância científica dos dados experimentais: replicação direta e sistemática. Variabilidade experimental e critérios de estabilidade.
Área de concentração: Etologia
Fundamentos de Etologia (3 créditos, 45 horas)
Ementa: Fundamentos históricos da Etologia. As quatro causas em Etologia. Abordagem funcional e proximal do comportamento. Ontogênese do comportamento. Fundamentos da sociabilidade.
Metodologia da Etologia (3 créditos, 45 horas)
Ementa: Noções básicas de Biologia da Conservação. Ecologia, Etologia, sociobiologia e metodologias de campo. Planejamento da pesquisa: definição de problemas e hipóteses; o desenho da pesquisa na teoria e na prática; análise de dados, estatísticas descritivas, exame de hipóteses e apresentação de resultados.
2. Disciplinas obrigatórias para as duas áreas de concentração
Pesquisa Supervisionada I (10 créditos, 300 horas)
Ementa: Atividade de pesquisa sob orientação. Elaboração de relatório. Disciplina correspondente ao primeiro semestre, contado a partir da data de ingresso do aluno no programa.
Pesquisa Supervisionada II (10 créditos, 300 horas)
Ementa: Elaboração de Projeto de Dissertação. Termina com a defesa do Projeto em Exame de Qualificação. Corresponde ao segundo semestre, contado a partir do ingresso do aluno no programa.
Pesquisa Supervisionada III (10 créditos, 300 horas)
Ementa: Coleta e Tratamento de Dados da Dissertação. Corresponde ao terceiro semestre, contado a partir do ingresso do aluno no programa.
Pesquisa Supervisionada IV (20 créditos, 600 horas)
Ementa: Execução do Projeto de Dissertação. Termina com a defesa da Dissertação. Corresponde ao quarto semestre, contado a partir do ingresso do aluno no programa.
Prática de Ensino (4 créditos, 120 horas)
Ementa: A disciplina Prática de Ensino tem como objetivo geral oferecer oportunidade para que o aluno de Pós-Graduação exerça, sob supervisão, as atividades relacionadas ao ensino de uma disciplina em nível de graduação. Especificamente, ao final da disciplina Prática de Ensino, o aluno deverá ser capaz de: 1) Planejar uma disciplina de graduação, descrevendo sua ementa, os seus objetivos, o seu conteúdo programático; a bibliografia, o método de ensino; e a forma de avaliação; 2) Executar o planejamento da disciplina em sala de aula; e, 3) Elaborar um relatório descrevendo as atividades descritas nos objetivos 1 e 2.
Disciplinas eletivas (mestrado e doutorado)
Aprendizagem e Emergência de Relações Verbais (3 créditos, 45 horas)
Ementa: Análise do comportamento na formação de classes de estímulos equivalentes e de classes ordinais. Estudos experimentais na produção de sequências comportamentais: a emergência de relações verbais, numéricas e ordinais.
Comportamento Verbal (3 créditos, 45 horas)
Ementa: Análise funcional do comportamento verbal. Operantes verbais básicos. Processos autoclíticos. Controle múltiplo e produção do comportamento verbal.
Comunicação Sonora (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Princípios gerais da comunicação animal, com embasamento teórico na teoria da informação. Produção, transmissão e recepção de sinais de comunicação sonora. Aspectos biológicos da bioacústica e sua relação com a etologia, fisiologia, neurociências e ecologia. Evolução e ontogenia da comunicação sonora. Princípios e métodos de registro de sons da natureza e noções dos principais programas de computador para análise sonora.
Elaboração de Artigos Científicos (3 créditos, 45 horas)
Ementa: Introdução às bases para elaboração de artigos científicos; ferramentas de busca; planejamento e redação de artigos; submissão, revisão e avaliação de artigos científicos.
Equivalência de Estímulos (3 créditos, 45 horas)
Ementa: A formação de classes de estímulos equivalentes e suas variáveis de controle. A complexidade e superseletividade de estímulos (controle restrito). Efeitos interativos do arranjo de treino, nodalidade e topografia de respostas. Análise das relações de controle de estímulos: relação modelo-comparação correto (controle por seleção) e modelo-comparação incorreto (controle por rejeição). A leitura como relações de equivalência.
Interação Social e Desenvolvimento (3 créditos, 45 horas)
Ementa: Abordagem etológica. Os conceitos de social, interação, relação e grupo. Natureza e função das adaptações do recém-nascido para a vida social. Teoria sobre apego. Relações de amizade entre crianças.
Interação Social e Desenvolvimento II (3 créditos, 75 horas)
Ementa: Delimitação de um problema de pesquisa com base nos temas trabalhados em Interação Social e Desenvolvimento I. Coletar, analisar e apresentar resultados do estudo piloto.
Métodos Quantitativos Paramétricos na Pesquisa do Comportamento (6 créditos, 90 horas)
Ementa: Fundamentos da inferência estatística e a aplicação de testes de significância. (1) Perspectiva histórica; (2) Classes de variáveis, escalas e os delineamentos principais da pesquisa experimental e não experimental; (3) Estatística descritiva; o escore Z e áreas de curva gaussiana; (4) Testes de significância e as bases de inferência; (5) Correlação e regressão; 6) A distribuição t de Student; (7) A distribuição F e análise de variância; (8) O uso de pacotes estatísticos para PCs.
Tópicos Avançados em Controle de Estímulos (3 créditos, 45 horas)
Ementa: Formação de classes de estímulos equivalentes e ordinais; teoria da coerência de topografias de controle de estímulos; variáveis de procedimentos para o ensino de leitura, escrita e matemática; controle de estímulos na produção de sequências comportamentais e comportamento simbólico.
Tópicos Seletos em Ecoetologia (3 créditos, 45 horas)
Ementa: Tecnologia de transcrição e análise de vídeos; delimitação de categorias de registro e de análise; gerenciamento de base de dados audiovisuais de projetos; mapeamento de dados concomitantes, análise qualitativa e quantitativa de dados observacionais.