Estímulo à interação científica e acadêmica
- O PPGTPC integra desde 2009 o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre o Comportamento Cognição e Ensino (INCT-ECCE - Financiado CNPq e FAPESP). O INCT-ECCE reúne pesquisadores da UFSCar, USP, UnB, UNESP, UFPA, UMMS (EUA), UNCISAL e UFMG para estudar o funcionamento simbólico e seus déficits, particularmente em crianças (e.g. habilidades disfuncionais de comunicação, desenvolvimento atrasado de linguagem devido a surdez congênita, fracasso em leitura e na aprendizagem de matemática, etc). Progresso substancial tem sido feito no desenvolvimento de modelos de laboratório de funcionamento simbólico e seus precursores no desenvolvimento de metodologia para 1) avaliação e remediação de déficits de comunicação simbólica em crianças com surdez congênita ou adquirida, 2) aplicação em intervenções precoces com bebês e crianças pequenas (com ou sem distúrbios neuro-desenvolvimentais), 3) prevenção e remediação de déficits em leitura, escrita e matemática. Para mais detalhes acesse: http://www.inctecce.com.br/br/
- O projeto "Rede de Cooperação Cientifica em Desenvolvimento Humano" foi desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com o objetivo de estimular a interação cientifica e acadêmica de docentes e discentes das instituições envolvidas, que tenham por missão a formação e a pesquisa em Psicologia. A cooperação acadêmica buscou ainda à execução de projetos conjuntos de pesquisa, de ensino e de intervenção. Entre os resultados da cooperação, destaca-se: intercâmbio de discentes e docentes, ingressos em mestrado e doutorado sanduíches, participação em bancas de defesas e de dissertações, além da edição de um livro, com a produção do grupo. O projeto recebeu incentivo do PROCAD-NF/CAPES.