Constitui uma meta permanente do Programa a excelência da atuação docente e discente na pesquisa comportamental e na docência. Desde sua proposta original, a grade curricular do Programa prevê atividades de formação diversas, incluindo, além de disciplinas tradicionais obrigatórias e optativas, uma considerável carga horária dedicada ao treino intensivo para a atividade de pesquisa (“Pesquisas Supervisionadas” para mestrandos e “Pesquisas Avançadas” para doutorandos), ao treino para a docência (“Prática de Ensino” para mestrandos e doutorandos), ao treino para a orientação e a participação em bancas para os doutorandos (“Formação em Orientação I” que consiste na co-orientação de um mestrando, “Formação em Orientação II” que consiste na participação como membro extra em uma banca de qualificação de mestrado) e treino para publicação (“Formação em Orientação III” que consiste na orientação para efetiva publicação de um artigo em periódico indexado). O objetivo explícito dessa estrutura curricular é treinar extensivamente as habilidades requeridas de um docente-pesquisador de alto nível: ensino, pesquisa, orientação e publicação.
A estrutura curricular acompanha as áreas de concentração e linhas de pesquisa oferecidas. No Mestrado o aluno deve integralizar 66 créditos, cursando duas disciplinas obrigatórias (Fundamentos de Análise do Comportamento (45 horas) ou da Etologia (45 horas); e Metodologia de Análise do Comportamento (45 horas) ou da Etologia (60 horas), duas disciplinas eletivas cada uma de no mínimo 45 horas), Prática de Ensino e Pesquisas Supervisionadas I, II, III, e IV. No Doutorado o aluno deve integralizar 120 créditos cursando uma disciplina obrigatória (Estudos Avançados em Análise do Comportamento ou em Etologia [60 horas]), disciplinas eletivas a critério do orientador, Formação em Orientação I, II, e III, Prática de Ensino e Pesquisas Avançadas I a VIII.
A seguir encontra-se sintetizada a estrutura curricular do Programa.
I – Mestrado: Integralização 66 créditos = 1800 horas
1. Disciplinas obrigatórias (6 créditos)
1.1. Fundamentos da Análise Experimental do Comportamento ou Fundamentos de Etologia (3 créditos);
1.2. Metodologia da Análise Experimental do Comportamento ou Metodologia da Etologia (3 créditos).
2. Disciplinas eletivas (6 créditos);
3. Formação para o Ensino (4 créditos):
3.1. Prática de Ensino (4 créditos);
4. Formação para a Pesquisa (50 créditos):
4.1. Pesquisa Supervisionada I (10 créditos);
4.2. Pesquisa Supervisionada II (Exame de Qualificação - 10 créditos);
4.3. Pesquisa Supervisionada III (10 créditos);
4.4. Pesquisa Supervisionada IV (Elaboração e Defesa da Dissertação de Mestrado - 20 créditos).
II – Doutorado: Integralização 120 créditos = 3540 horas.
1. Disciplina obrigatória (4 créditos):
1.1. Estudos Avançados em Análise do Comportamento ou Estudos Avançados em Etologia (4 créditos).
2. Formação em Orientação I (Co-orientação de Dissertação de Mestrado - 10 créditos);
3. Formação em Orientação II (Elaboração de parecer e debate sobre projeto submetido a Exame de Qualificação de Dissertação - 1 crédito);
4. Formação em Orientação III (Redação e submissão de pelo menos um artigo derivado da Tese para periódico indexado e com corpo editorial, na condição de autor principal.– 10 créditos);
5. Formação para o Ensino (5 créditos):
5.1. Prática de Ensino (5 créditos).
6. Formação para a Pesquisa (90 créditos):
6.1. Pesquisa Avançada I (10 créditos);
6.2. Pesquisa Avançada II (10 créditos);
6.3. Pesquisa Avançada III (10 créditos);
6.4. Pesquisa Avançada IV (Elaboração e Defesa do Projeto de Tese - 10 créditos);
6.5. Pesquisa Avançada V (10 créditos);
6.6. Pesquisa Avançada VI (10 créditos);
6.7. Pesquisa Avançada VII (10 créditos);
6.8. Pesquisa Avançada VIII (Elaboração e Defesa da Tese - 20 créditos).