O Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento(NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou suas atividades em 1987 com o curso de Mestrado Acadêmico em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento. O curso de Doutorado passou a ser oferecido a partir do ano 2000.

Reconhecido pela CAPES, nos termos da Portaria Nº 84, de 22/12/94, e pelo Ministério da Educação e do Desporto, nos termos da Portaria Nº 694, de 13/06/95, o Programa, na última avaliação da CAPES, relativa ao triênio 2010-2012, obteve a nota 5.

É constituído a partir de duas Áreas de Concentração: Psicologia Experimental e Ecoetologia; e de quatro linhas de pesquisa. A área de Psicologia Experimental é formada pelas seguintes linhas:  Análise Experimental do Comportamento: Bases Experimentais e Histórico-Conceituais; e Desenvolvimento de Tecnologia Comportamental.

Já a área de Ecoetologia é estruturada a partir das seguintes linhas: Ecologia do Desenvolvimento Humano; e Etologia e Comportamento Animal.

O objetivo é formar pesquisadores nos níveis de mestrado e doutorado. Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de demonstrar domínio conceitual e metodológico no estudo do comportamento; orientar e realizar pesquisas na área de atuação; e adaptar e desenvolver tecnologias comportamentais relevantes para a solução de problemas regionais.

Atualmente são 12 professores permanentes no Programa, com projetos de pesquisa ligados às Áreas de Concentração. As pesquisas coordenadas pelos docentes orientadores são financiadas por órgãos de fomento como CNPq, CAPES, FINEP e UFPA.

Além dos recursos captados pelos projetos de pesquisas, o PPGTPC recebe da CAPES e do CNPq, cotas de bolsas de mestrado e doutorado, às quais os alunos podem candidatar-se. No entanto, o atendimento à solicitação está condicionado a disponibilidade de bolsas.